terça-feira, 10 de maio de 2011

Ser segundo o coração de Deus? O que é ou como é isso?



Com certeza alguma vez você já parou para se perguntar, pra que e porque você existe? O que você é? O que está fazendo aqui? Estas são perguntas que para muitos está envolto a grandes mistérios.
Mistério este para quem não conhece verdadeiramente a palavra de Deus, pois sobre nossa existência encontramos resposta no livro de Efésios capitulo primeiro, nos versículos seqüenciais do 9 ao 12. Que diz:
9. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,
10. isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.
11. Nele fomos também escolhidos e, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,
12 a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.
Baseando-se nisto posso afirmar, que Deus não nos chamou para outra coisa senão para sermos segundo o seu coração, pois fomos chamados para o louvor de sua glória.

Ser segundo o coração de Deus, nada mais é do que ser do jeito que Ele quer que sejamos. E isto exige uma qualidade fundamental que é SER OBEDIENTE, assim seguindo aquilo que a Palavra de Deus nos orienta e determina.

Deus não escolhe as pessoas, como nós escolhemos, pois nos atentamos para a aparência, se é baixo ou alto, se é bonito ou feio, simpático ou não, entre tantos outros requisitos que usamos para nossas escolhas.
Glorifico a Deus por Ele não ser como somos, afinal, o que seria de nós se houvesse um Deus com a mentalidade e visão humana. Os “padrões de qualidade” de Deus são diferentes dos nossos. Ele não está interessado na sua aparência, na sua roupa, no seu dinheiro, no seu prestigio e muito menos no que você é. Deus quer somente um coração disposto a servi-lo, disposto a adorá-lo, disposto a renunciar tudo o que o mundo nos oferece que aparentemente é bom aos nossos olhos. “O SENHOR, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração”. I Samuel 16:7
Meditando na vida de Davi, vemos que ele era pequeno em estatura, apascentava ovelhas e com certeza se vivesse em nossos dias encontraríamos inúmeros defeitos aparentes para Davi. Porem Davi foi um jovem segundo o coração de Deus, vejamos algumas características que Davi possuía que externamente nós não veríamos nele.
Davi era RESPONSÁVEL - Hoje vivemos com uma enorme carência de pessoas responsáveis. São muitas as desculpas e pretextos mas nada de alistamento para ajudar no Reino.
Davi era SENSÍVEL, VALENTE, e PRUDENTE EM PALAVRAS (I Samuel 16.18) – Em suas atitudes, em seus afazeres, para com o próximo. Diferentemente do que hoje encontramos, que são pessoas totalmente blindadas em seus sentimentos e ações, engessadas em seu mundo e preocupadas consigo mesmas.
Davi era HOMEM DE PALAVRA (I Samuel 20:42) - E disse Jônatas a Davi: “Vá em paz, pois temos jurado um ao outro, em nome do SENHOR, quando dissemos: O SENHOR para sempre é testemunha entre nós e entre os nossos descendentes”. Vejamos que para ser segundo o coração de Deus, primeiro é necessário cumprirmos com aquilo que falamos, pois a palavra é o que o ser humano tem de mais precioso para deixar de herança.

Davi tinha TEMOR PELAS COISAS ESPIRITUAIS - I Samuel 26.9
Davi, contudo, disse a Abisai: “Não o mate! Quem pode levantar a mão contra o ungido do SENHOR e permanecer inocente?”. Hoje encontramos pessoas zombando das coisas santas de Deus. O pior é termos que admitirmos que pessoas que se dizem “crentes”, freqüentadores de nossas igrejas fazem tais coisas sem o menor pudor e temor do que pode recair sobre eles com tais atitudes.
Temos nós sabido reconhecer as coisas que Deus estabelece?
Temos tido o senso de humildade e submissão às autoridades instituídas por Deus aqui nesta terra?
Ai das pessoas que não consideram este fato: Ai daquele que tocar em um ungido do Senhor! Ai dos pastores que agem de má fé e com coração doloso, pois hão de prestar sérias contas diante de Deus.
Davi ENTENDIA O VALOR DO OFERTAR (II Samuel 24:18 a 25) –
18 Naquele mesmo dia Gade foi dizer a Davi: “Vá e edifique um altar ao SENHOR na eira de Araúna, o jebuseu”.
19 Davi foi para lá, em obediência à ordem que Gade tinha dado em nome do SENHOR.
20 Quando Araúna viu o rei e seus soldados vindo ao encontro dele, saiu e prostrou-se perante o rei, rosto em terra,
21 e disse: “Por que o meu senhor e rei veio ao seu servo? Respondeu Davi: “Para comprar sua eira e edificar nela um altar ao SENHOR, para que cesse a praga no meio do povo”.
22 Araúna disse a Davi: “O meu senhor e rei pode ficar com o que desejar e oferecê-lo em sacrifício”. Aqui estão os bois para o holocausto, e o debulhador e o jugo dos bois para a lenha”.
23 Ó rei, eu dou tudo isso a ti”. E acrescentou: “Que o SENHOR, o teu Deus, aceite a tua oferta”.
24 Mas o rei respondeu a Araúna: “Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao SENHOR, o meu Deus, holocaustos que não me custem nada”, e comprou a eira e os bois por cinqüenta peças de prata.
25 Davi edificou ali um altar ao SENHOR e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então o SENHOR aceitou as súplicas em favor da terra e terminou a praga que destruía Israel.
Davi nos ensina neste ocorrido que o sacrificar ao Senhor exige de nós o nosso melhor. Será que temos ofertado ao Senhor o nosso melhor? A nossa melhor oferta é dada ao Senhor? O nosso melhor no louvor está sendo ofertado ao Senhor?
Nossa oferta deve custar alguma coisa, que vai muito além do dízimo, e de algumas horas de cultos semanais ou mensais. Esse custar significa o mesmo que dedicação, zelo, compromisso, responsabilidade, renúncia em prol de uma vida santificada ao Senhor.
Medite... Deus tem aceitado o nosso sacrifício?
E por fim Davi tinha A HUMILDADE DE SE ARREPENDER (Leia II Samuel 12:1 ao 13). Quando confrontado com o seu pecado, Davi não argumentou, não arrumou desculpas ou justificativas, pois como rei ele bem que poderia arrumar qualquer desculpa, assim como nós damos inúmeras desculpas para nossos erros e no fundo não temos a humildade de reconhecer que somos falhos, que somos pecadores. Como diz João “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. (MAS) Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1:8,9).
Você tem realmente se arrependido de seus pecados ou já se acostumou com eles?
Temos pensado em ser segundo o coração de Deus? Ou pensamos em agradar as pessoas, e por isso não adoramos a Deus com liberdade.
O que Deus quer para cada um de nós é que sejamos segundo o Seu coração.
Busque-o de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento, o QUERER ser segundo o coração de Deus, e creia, isto é possível.
E não esqueça destas características que tem uma pessoa segundo o coração de Deus: Ser responsável, ser sensível, ter palavra, ter temor e desejo pelas coisas espirituais, entender o valor do ofertar, e ter humildade para se arrepender.
Espero que estas palavras sejam verdadeiramente guardadas em nossos corações para o bom proveito de cada um que a ler, para assim crescermos na fé e no entendimento da palavra pois é ela que nos alimenta.
Fico muito feliz em pertencer a esta mocidade ao qual tem o compromisso de adorar a Deus diante de todas as situações e muito grato a Deus primeiramente pela vida de cada jovem que compõe este grupo e em ter a oportunidade de compartilhar com todos vocês estas humildes palavras ao qual o Espírito Santo pôs em meu coração para motivação e edificação de todos nós. Toda Honra e toda Glória seja dada ao nosso Eterno Deus!

Mateus Gomes
1º Regente do Setor XIV – Assembléia de Deus Missões
                             Vice-Líder Congregação Nova Lima III - Setor XIV

Texto extraído e adaptadowww.webservos.com.br de autoria do Pr. Richard Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário